Creation Science News


A descoberta do bóson de Higgs mostrou que o universo não é natural?
13/07/2013, 4:52 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::, higgs

A descoberta do bóson de Higgs mostrou que o universo não é natural

Descobrimos o bóson de Higgs (1) no ano passado, mas ele não é exatamente o que esperávamos. De acordo com alguns físicos, isso significa que o universo em si não é o que nós pensávamos também.

Nima Arkani-Hamed, teórico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA), explica (a , b) um pouco dos resultados experimentais recentes aparentemente contraditórios do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partícula do mundo.

Segundo ele, a descoberta espetacular do bóson de Higgs em julho de 2012 (2) confirmou uma teoria de quase 50 anos de idade de como as partículas elementares adquirem sua massa (3) – e, por consequência, como elas podem formar grandes estruturas como galáxias e seres humanos.

“O fato de que o bóson foi visto mais ou menos onde esperávamos encontrá-lo é um triunfo para a física experimental e um triunfo para a física teórica – é uma indicação de que a física funciona”, Arkani-Hamed disse.

No entanto, para que o bóson de Higgs fizesse sentido com a massa (ou energia equivalente), que foi determinado a ter, o LHC precisava ter encontrado várias outras partículas também. Nenhuma delas apareceu.

Com a descoberta de uma única partícula, as experiências do LHC se aprofundam em um problema que a física vem antecipando por décadas.
Equações modernas parecem captar a realidade com uma precisão de tirar o fôlego, prevendo corretamente os valores de muitas constantes da natureza e a existência de partículas como o bóson de Higgs. No entanto, algumas constantes – incluindo a massa do bóson de Higgs – são exponencialmente diferentes do que essas leis confiáveis matemáticas e físicas nos indicam que devem ser, de forma que excluiria qualquer possibilidade de vida, a menos que o universo seja formado por inexplicáveis afinações (que fazem tudo se encaixar no seu lugar perfeitamente) e cancelamentos.

Isso põe em “perigo” a noção de “naturalidade” de Albert Einstein, de que as leis da natureza são sublimemente lindas, inevitáveis e autossuficientes. Sem ela, os físicos enfrentam a perspectiva dura de que essas leis são apenas um resultado arbitrário e confuso de flutuações aleatórias no tecido do espaço-tempo.

A descoberta do bóson de Higgs mostrou que o universo não é natural2

O LHC vai continuar a esmagar prótons em 2015, durante novas pesquisas que ainda tentam procurar respostas. No entanto, não somente Arkani-Hamed, mas muitos outros grandes físicos já estão começando a encarar a possibilidade de que o universo possa ser antinatural – apesar da divergência sobre o que seria necessário para provar tal coisa.

“10 ou 20 anos atrás, eu era um crente firme da naturalidade”, disse Nathan Seiberg, físico teórico do Instituto, onde Einstein ensinou de 1933 até sua morte, em 1955. “Agora eu não tenho tanta certeza. Minha esperança é que ainda exista algo que não pensamos, algum outro mecanismo que poderia explicar todas essas coisas. Mas eu não vejo o que poderia ser”, conforma-se.

E você, leitor, o que acha?

Hype Science

a. “Did the Higgs boson discovery reveal that the universe is unnatural?” (i09)

b. “Is Nature Unnatural?” (Simons Foundation, May 24, 2013)

Referências:

1. “New results indicate that new particle is a Higgs boson” (CERN – The European Organization for Nuclear Research, 14 Mar 2013)

2. “Higgs Live Blogging 6 – The CMS Seminar” (Science 2.0, July 4th 2012)

3. “CERN experiments observe particle consistent with long-sought Higgs boson” (CERN – The European Organization for Nuclear Research, 04 Jul 2012)


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Excelente…

Comentário por Freddy Guillermo Madrid Charlie




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: