Creation Science News


Terra se formou por vários tipos de meteoritos, diz pesquisa
06/04/2012, 9:01 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

 

 

Uma equipe francesa de cientistas descobriu que a formação da Terra, contrariamente ao pensado até agora, não aconteceu pela colisão de um só tipo de meteorito, segundo informou nesta sexta-feira o Centro Nacional francês de Pesquisas Científicas (CNRS).

Esse grupo de especialistas, procedente do CNRS e do Laboratório de Geologia de Lyon, partiu da análise de isótopos de silício terrestre e de outros procedentes de diferentes condritas de enstatita, o tipo de meteorito mais frequente dos caídos no planeta. A suposição inicial de que a Terra surgiu a partir de um só tipo de condritas tinha sido consequência da “surpreendente semelhança” entre a composição isotópica das mostras terrestres analisadas e a dessas condritas.

Mas em seu estudo viram que se o núcleo terrestre procedesse da soma de um único tipo de condrita a temperatura de formação desse núcleo seria de 1,5 mil graus Kelvin, muito inferior aos 3 mil graus que indicam os modelos anteriores. Esta nova descoberta, segundo o CNRS, não resolve de maneira completa a questão sobre a origem da Terra, mas abre uma via interessante de análise.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados nesta sexta-feira também na revista científica Science, aponta igualmente que os isótopos de silício medidos em rochas terrestres e lunares eram similares. Isto sugere, segundo suas conclusões, que o material que criou a Lua fez parte do núcleo terrestre antes desse satélite ser criado, o que reforça a teoria que se formou pela colisão de um protoplaneta contra a Terra.

Fonte: Terra

Referência:

1. Caroline Fitoussi, Bernard Bourdon “Silicon Isotope Evidence Against an Enstatite Chondrite Earth” (Science, 23 March 2012, Vol. 335 nº 6075 pp. 1477-1480, DOI: 10.1126/science.1219509)

2. “Terra não se formou com apenas um tipo de meteorito, afirmam cientistas” (Revista Veja)

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: