Creation Science News


Pintura rupestre na Espanha pode ser a primeira feita por neandertais
13/02/2012, 9:10 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Pesquisadores da Universidade de Córdoba acreditam que os desenhos podem ser de leões-marinhos

Pinturas rupestres encontradas na Espanha, mais exatamente em Málaga, podem ser as mais antigas já encontradas e também as primeiras de autoria de neandertais.

Os desenhos, que lembram a estrutura do DNA, podem ser de leões-marinhos que serviram de alimento para o grupo. Desde 1959, quando garotos que caçavam morcegos entraram nas cavernas Nerja, a questão está aberta.

A partir da análise dos restos de carvão, porém, os pesquisadores da Universidade de Córdoba puderam estipular recentemente a idade das seis figuras em cerca de 43,5 mil e 42,3 mil anos.

Se confirmada essa informação, elas seriam ainda mais antigas que as famosas pinturas com cerca de 30 mil anos da caverna Chauvet, na França.

Até recentemente, pensava-se que os neandertais seriam incapazes de produzir trabalhos artísticos. Agora, o pensamento predominante é que eles tinham também a habilidade para lidar com simbolismos, imaginação e criatividade tal qual os humanos modernos.

Paul Pettitt, da Universidade de Sheffield (Reino Unido), classificou o achado “potencialmente fascinante”. Ele acrescentou que é “vital” que os envolvidos saibam o quão antigas são as figuras.

Sem esse dado, é difícil determinar se foram mesmo os neandertais que traçaram o desenho ou se foram os Homo sapiens, que podem ter vivido no sul da Espanha no passado.

A análise não será finalizada até 2013 e as escavações continuam em andamento.

Fonte: Folha

Referência:

1. “First Neanderthal cave paintings discovered in Spain” (New Scientist, 10 February 2012)

—————————————————————–

COMENTÁRIO NOSSO:

Por Daniel F. Zordan

O que vai determinar se as pinturas foram obras dos Neandertais ou Homo sapiens vai ser a datação? Vai ser na base do chutômetro?

A verdade é que não existem provas de que o homo sapiens tenha entrado pela Península Ibérica a partir do norte de África, nem existem lá amostras de arte semelhantes.

Apesar de não existir evidências da entrada do homo sapines, Pettitt diz: “We can’t be absolutely sure that Homo sapiens were not down there in the south of Spain at this time,” he says. [“Nós não podemos estar absolutamente certo de que o Homo sapiens não estava ali, no sul da Espanha, nesta época”, diz ele.]

Para os pesquisadores a gruta é a peça chave. Eles acreditam que nesta gruta pode se encontrar a chave que explica o desaparecimento dos Neandertais.

Sanchidrián não descarta a possibilidade de que as pinturas foram feitas por Homo sapiens, mas afirma que essa teoria é “um cenário mais hipotético” do que a idéia de que os neandertais foram atrás deles. [“Sanchidrián does not rule out the possibility that the paintings were made by early Homo sapiens but says that this theory is “much more hypothetical” than the idea that Neanderthals were behind them.’]

Vamos esperar para ver no que vai dar isso tudo.

The Peace of God


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: