Creation Science News


Arqueólogos acham selo para pães kosher com 1,5 mil anos em Israel
14/01/2012, 3:02 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Artefato foi encontrado na cidade de Acre, no norte do país. Objeto mostra que judeus habitavam região cristã bizantina.

Selo traz sete candelabros que formam o símbolo menorá.(Foto:Autoridade de Antiguidades de Israel)

Arqueólogos israelenses encontraram um selo para identificar pães kosher usado para judeus há 1,5 mil anos. O artefato foi descoberto no sítio de Horbat Uza, a leste da cidade de Acre, As informações são do site do jornal israelense “Haaretz”.

Especialistas acreditam que o objeto pertencia a algum tipo de panificadora que vendia produtos à comunidade judaica no local, à época ligado ao Império Bizantino.

As escavações são realizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão governamental responsável pela conservação da riqueza arqueológica e histórica do país. As atividades acontecem antes da construção de uma rodovia que irá ligar Acre até a cidade de Carmiel.

O selo é feito de cerâmica e possui a imagem de Menorá, o candelabro de sete velas que simboliza o judaísmo. Essa marca indica que os pães marcados pela peça eram destinados aos judeus que moravam ali. Segundo os escavadores, esta é a primeira vez que um selo deste tipo é achado em uma área de escavações formais. Isso torna possível determinar a origem e a idade do objeto.

Para Danny Syon, um dos chefes da equipe de arqueólogos, o artefato é prova da presença dos judeus no sítio em Uza mesmo durante o período cristão bizantino. O sítio arqueológico, localizado em uma área rural, já revelou outros objetos antigos judeus como jarros com menorás pintados e uma luminária Shabbat e um caixão de barro.

No selo, ainda é encontrada uma inscrição com o nome “Launtius” escrita em letras gregas. Este nome era comum entre judeus no período bizantino.

Fonte: G1


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: