Creation Science News


Archaeopteryx era apenas um pequeno dinossauro, não pássaro
30/07/2011, 6:56 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Primeiro ancestral dos pássaros pode perder seu posto

A partir de fóssil encontrado na China, pesquisadores defendem que ‘Archaeopteryx’ seria na verdade um pequeno dinossauro com penas

Ilustração mostra como seria o ancestral dos pássaros (Foto: Xing Lida and Liu Yi )

Durante 150 anos, o Archaeopteryx foi considerado o mais antigo ancestral das aves conhecido. Agora, um estudo mostra que, na realidade, o animal pode ter sido apenas um dinossauro com aspecto de pássaro. A conclusão parte da descoberta de um novo fóssil na China, com cerca de 155 milhões, cinco milhões a mais do que o exemplar do Archaeopteryx encontrado na Baviera em 1861 – com penas e formato de pássaro.

Há tempos, cientistas alimentam a ideia de que o Archaeopteryx poderia pertencer a outro lugar na árvore filogenética, que traça o grau de parentesco entre espécies. Sendo o mais antigo exemplar com penas e forma de pássaro, estava na base do ramo das aves primitivas, que culmina com os pássaros atuais. Contudo, muitas das características a ele atribuídas (penas, esporão e garras com três dedos, por exemplo) também podiam ser observadas em outros dinossauros terrestres.

O posto do Archaeopteryx como ancestral das aves começou a ser seriamente questionado quando o paleontólogo Xing Xu se interessou por um fóssil de dinossauro descoberto em escavações na província de Liaoning, na China. O exemplar foi reconhecido como uma nova espécie e batizado de Xiaotingia zhengi. Embora semelhante ao Archaeopteryx, sua morfologia o vincula de forma mais próxima a um ramo paralelo de dinossauros com penas, conhecido como Deinonicossauros.

Dessa forma, o Archaeopteryx foi parar na base de um ramo paralelo de Deinonicossauros. “Em outras palavras, o Archaeopteryx deixou de ser um pássaro”, resumiu o biólogo americano Lawrence Witmer, em um comentário anexo ao artigo publicado na revista Nature.

Embora o professor Xing se mantenha prudente e destaque que atualmente dispõe de poucos dados para apoiar sua nova “hipótese filogenética”, o resultado sustenta presunções surgidas nos últimos anos. “Talvez, chegue a hora de aceitar a ideia de que o Archaeopteryx era apenas um pequeno dinossauro carnívoro com penas como outros, que passeava durante o período Jurássico”, entre 145 milhões e 200 milhões de anos atrás, estimou Witmer.

O primeiro espécime de Archaeopteryx foi descoberto menos de dois anos depois de Charles Darwin publicar o livro A Origem das Espécies. Exibindo características atribuídas a répteis e aves, o dinossauro ilustrou por muito tempo a evolução, influenciando a maneira de trabalhar dos cientistas, destacou o biólogo. “Centenas de publicações se baseiam no Archaeopteryx para formular e avaliar hipóteses sobre as aves”, ressaltou Witmer.

Fonte: Veja

1. Xing Xu, Hailu You, Kai Du & Fenglu Han “An Archaeopteryx-like theropod from China and the origin of Avialae” (Nature, Volume: 475, Pages: 465–470, 28 July 2011, DOI:10.1038/nature10288)


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Nibiru is comming! annunakis will awakes your mind and manipulates your gens to bring peace and evolution. Dinos reconstruction, yeah yeah yeah!! Nibiru is comming, my children!!

Comentário por annunaki boy




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: