Creation Science News


Cientistas contestam descoberta de bactérias ‘extraterrestres’ em meteoritos
19/03/2011, 7:22 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Um artigo controverso assinado pelo astrobiólogo da Nasa Richard Hoover, que diz ter descoberto evidências de bactérias extraterrestres fossilizadas em três meteoritos que atingiram a terra, está sendo contestado por especialistas da comunidade científica.

Divulgado na última sexta-feira na publicação científica americana Journal of Cosmology ¹, o estudo afirma que, durante uma análise da estrutura dos meteoritos, foram encontradas evidências de organismos similares às cianobactérias.

No entanto, a composição destes organismos seria diferente das bactérias terrestres. Segundo Hover, isto seria uma das provas de que eles não se infiltraram no meteorito na Terra, mas vieram do espaço.

O Journal of Cosmology recebeu duras críticas da comunidade científica, que alegam que a publicação não tem credibilidade – ela é independente e dá livre acesso aos artigos na internet – e que a pesquisa de Hoover não reuniu as evidências necessárias para comprovar suas afirmações.

Convite a cientistas

As alegações do cientista são baseadas na investigação microscópica da estrutura interna do grupo de meteoritos do tipo Condritos Carbonáceos C1, que continha materiais supostamente originários do início do nosso sistema solar.

Dentro dos meteoritos, ele teria encontrado fibras que diz terem semelhanças com cianobactérias terrestres.

Mas, segundo o cientista, o tamanho, a estrutura e a composição química dos filamentos encontrados no meteoro não são consistentes com o que existe na Terra.

Ele também descartou a possibilidade de que as estruturas sejam resultado da contaminação local depois que os meteoritos caíram no planeta, dizendo que a quantidade mínima de nitrogênio encontrada neles mostra que são fósseis realmente antigos.

Em um comunicado, o astrofísico da Universidade de Harvard Rudolph Schild, editor do Journal of Cosmology, disse ter convidado cem especialistas para comentar o estudo polêmico.

“Por causa da natureza controversa de sua descoberta (de Richard Hoover), convidamos cem especialistas que enviaram um convite geral a mais de 5 mil cientistas para revisarem o estudo e apresentarem suas análises críticas.”

Segundo Schild, os comentários devem ser enviados até esta segunda-feira e serão publicados até o dia 10 de março.

O astrofísico disse ainda que o estudo é “profundamente importante” e que nenhum outro trabalho na história da ciência terá sido submetido a uma análise tão completa.

Panspermia

Se as conclusões do trabalho de Hoover forem consideradas corretas, elas seriam uma forte sugestão de que a vida não é exclusividade da Terra e pode ter tido origem em outros lugares do universo.

Há décadas o conceito de panspermia – de que a vida não é exclusividade da Terra e teria chegado ao planeta por meio de, por exemplo, um meteorito – é defendido por alguns dos cientistas ligados ao Journal of Cosmology.

O repórter de ciência da BBC Neil Bowdler diz que as afirmações de Hoover ainda devem ser bastante discutidas.

“Se Hoover estiver certo, ele terá provado que a vida não é exclusividade da Terra. Mas isso é uma grande incerteza. É a primeira vez que tais afirmações foram feitas.”

“Os cientistas ainda debatem as sugestões feitas por uma pesquisa em 1996, de que um meteorito continha evidências de bactérias fossilizadas de Marte”, diz Bowdler.

Referências:

1. Richard Hoover “Fossils of cyanobacteria in C11 carbonaceous meteorites” (Journal of Cosmology, March 2011, vol 13)

2. “Move along folks. There’s nothing to see here” (Nature, 8 March 2011, doi:10.1038/news.2011.147)

3. “Scientists dismiss alien life report” (Los Angeles Times, March 8 2011)

————————————————————

COMENTÁRIO:

Por Daniel F. Zordan

As pesquisas em torno da origem da vida sempre levam cientistas a terem conclusões precipitadas. Se há vida em outros planetas, como afirmar que a “vida na terra pode ter vinda do espaço” e não ao contrário “vida no espaço pode ter originado do planeta terra”?

Não seria muito mais natural acreditar que “vida surge espontaneamente no planeta terra” do que “a vida ter migrado acidentalmente do espaço para terra”?

As chances de essa migração ocorrer são muito mais improváveis do que vida surgir espontaneamente (“acaso”) em nosso planeta.

As bactérias encontradas são apenas fósseis, sem vida. Elas não suportam temperaturas muito elevadas (quente) nem muito baixas (fria).

As bactérias sobrevivem a qualquer lugar do universo? Acredito que não.

Como poderia essas bactérias sobreviver a viagens tão longas através do espaço?

As condições do universo são favoráveis?

O como teria surgido essa vida no universo?  Seria praticamente impossível de saber a origem dessa bactéria.

Afirmar que vida surgiu em algum lugar do universo, viajou a milhares de kilometros até chegar a nosso planeta, depois se multiplicou, evoluiu, mutações, seleção natural e blá-blá-blá… até chegar nessa complexidade que observamos hoje, necessita de muito mais fé do que crer em um Deus criador.

The peace of God


12 Comentários so far
Deixe um comentário

Concordo integralmente com o comentário de que a vida surgiu na terra, já que é aqui que se reunem as condições mais propícias para isso, nunca entendi porque complicar esta questão, aventando eventos improváveis. Se a vida for comum no universo (algo ainda a ser comprovado) a ponto de chegar até aqui em um meteoro, seria mais lógico então que tambem houvesse aparecido em nosso planeta…

Comentário por Adriano Vicente

Sr Adriano os cientistas falam que a vida na terra começou com a ajuda da lua que na época estava + perto da terra e com isso os mares antigos teriam ondas enormes que varriam a terra e levavam sais minerais para os oceanos antigos e proporcionou a vida na terra. Já outros falam que poderiam ter vindo de meteoros que cairam na terra .Porque complica as coisas podemos simplismente acreditar em deus e falar de adao e eva.

Comentário por shigueo kavaguchi

Então voce acha menos complicado acreditar que um Deus todo poderoso moldou o homem a partir do pó da terra, assoprou em suas narinas para lhe dar vida, tirou sua costela e criou a partir dela a mulher, e que havia uma serpente falante no jardim do éden?

Acho que, até prova em contrario, vou ficar com a estória da poça morna de agua salgada onde surgem seres microscópicos que evoluiram, é mais lógica e simples…

Comentário por Adriano Vicente

Bom dia ADRINO em nosso sistema solar existe um lugar onde se tem + agua que na terra e mesmo a sim nao tem vida . LUA europa uma das lua de jupite.

Comentário por shigueo

Shigeo, bom dia, para que possa aparecer alguma forma viva é necessário, alem dos aminoácidos que compõe sua estrutura, que eles estejam em concentração adequada, portanto MUITA água tambem não funciona, porque irá diluir a solução e as moléculas não reagirão entre sí, por isso falei antes em “poça de agua salgada”. Tambem é necessário calor para as reações quimicas, e talvez até radiação Ultra-Violeta e descargas elétricas, portanto a lua de Jupiter é inadequada, apesar da presença de água. Se bem que ninguem procurou no fundo dos mares de lá para ver se não existe algo…

Comentário por Adriano Vicente

Só na lua Europa se tem + gelo que agua sr Adriano . os gelos existente é classificado em nivel 7 ou 10 ou seja muito duro. JÁ as poucas aguas existente eles acham que sao muito salgadas por isso nao teria vida na lua .

Comentário por shigueo

Shigueo, pelo que lí a lua europa deve ter um enorme mar interior, abaixo de uma crosta de gelo. Calcula-se que a espessura do gelo seja de 5 km a 30 km, e o oceano abaixo mais uns 90-160 km de água líquida, portanto a maior parte da água estaria em forma líquida sim, por vários motivos, como por exemplo a pressão do gelo a manteria líquida, minerais dissolvidos tambem impedem o congelamento (água salgada não congela), a gravidade de Júpiter geraria calor interno na lua, as fissuras na superfície são recentes e foram preenchidas de dentro para fora, tudo isto leva a crer que haja MUITA água líquida, agora se é salgada demais a ponto de esterilizar, isto não dá para saber sem tirar amostras no local, não se sabe ao certo nem se a água é salgada mesmo, pode ser apenas água suja.

Comentário por Adriano Vicente

Adriano, como vc acabou de dizer a lua europa se existe sal isso napodemos saber e se nao existir realmente e se for agua suja entao ela teria + gelo que agua liquida de 70 porcento ou + gelo.

Comentário por shigueo

Que existe gelo isso é fato afinal foi tirado fotos da lua Europa só que como vc disse ou escreveu as vezes nem sal tenha entao com certeza teria + gelo que agua porque sem sal o congelamento seria quase que 70 porcento ou +.Eu citei a lua europa por esta em nosso sistema solar + foi encontrados outro lugares com algua em outras galaxias . posso lhe dar o nome e qual galixa se encontra .

Comentário por shigueo kavaguchi

Tá bom, Shigueo, concordo contigo, só o que se sabe é que existe uma camada de gelo que foi fotografada, pode ser que esteja tudo congelado mesmo, o resto é especulação, teremos que esperar até algo/alguem chegar ao local e analisar, por enquanto não existe nada definido, são tudo conjecturas, como a maioria das coisas que imaginamos, e que nem mesmo existem, certo?

Comentário por Adriano Vicente

Nessa parte vc tem razao Adriano .

Comentário por shigueo

tudo e impossivel. nada e ninguem veio de meteorito. pk mesmo se a vida veio de meteorito ao entrar na terra os microbios e a vida k contem no meteorito ao entrar na terra entra em fogo e tudo fika em pedra. acredito k foi deus pk sem a lua morriamos sem o sol morriamos e ta tudo certo a medida do sol e a lua e o tempo k dura 24horas e 356dias. nos somos feito em po comemos o k vem do po e morreremos e fikamos em po.

Comentário por omnegas




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: