Creation Science News


Dentes de cavalo são registro vivo de mudança climática
05/03/2011, 3:52 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Os dentes podem fornecer mais informações do que meramente a qualidade e a saúde dos cavalos.

Fósseis que datam de pelo menos 55,5 milhões de anos atrás mostram que a mudança do clima também interferiu na dieta desses animais, e essas alterações ficaram gravadas em suas arcadas dentárias.

 

Nos Estados Unidos, a alimentação dos cavalos começou com frutas, passou por folhas e foi parar na grama dos pastos, segundo análises químicas e microscópicas de seus dentes, explica Matthew Mihlbachler, autor do estudo e professor assistente de anatomia no departamento de osteopatia do New York College

Os exames são limitados a algumas espécies, e só não são mais aprofundado pela complexidade de realizá-los, noticia o site LiveScience.com.

Os cavalos originalmente evoluíram na América do Norte, mas morreram misteriosamente há dez mil anos. Antes da extinção, se espalharam para outras regiões e retornaram pelas mãos de exploradores e colonizadores do continente americano.

Há 55,5 milhões de anos, os primeiros cavalos eram pequenos no porte, tinham quatro dedos e dentes que eram mais adaptáveis para o consumo de frutas. Viviam em locais com muito verde e de clima quente e úmido.

Mais tarde, por volta de 33 milhões de anos atrás, os dentes dos cavalos mudaram radicalmente, tornando-se mais afiados para provavelmente cortar folhas. Nessa época, as florestas já tinham desaparecido e o clima estava mais frio.

Há 18 milhões de anos, é notada uma outra mudança. Os dentes se aproximam dos de cavalos modernos, com molares mais complexos e aptos para mastigar grama, cujos campos aumentaram nessa etapa da história.

“O sinal de mudança na dieta dos cavalos é muito consistente com o que conhecemos sobre a mudança climática”, salienta o professor Mihlbachler.

Fonte: Folha

Referências:

1. Matthew C. Mihlbachler, Florent Rivals, Nikos Solounias and Gina M. Semprebon. “Dietary Change and Evolution of Horses in North America” (Science, 4 March 2011: Vol. 331 no. 6021 pp. 1178-1181 DOI: 10.1126/science.1196166)

2. “From the Horse’s Mouth: Teeth Reveal Evolution” (Live Science, 03 March 2011)

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: