Creation Science News


Habitantes antigos da América eram “gourmet” de frutos do mar
04/03/2011, 6:09 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Eles tinham tecnologias sofisticadas de caça e técnicas de navegação. Tudo isso transformou os antigos índios que habitavam duas ilhas da Califórnia em “gourmets” de frutos do mar.

Comiam não só moluscos e peixes como também aves oceânicas e mamíferos marinhos. E, por viverem ali há 12 mil anos, alimentam a discussão sobre quais foram as rotas utilizadas para colonizar as Américas: a do interior ou outra, seguindo a costa? (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Os 15 membros da equipe de Jon M. Erlandson, da Universidade de Oregon (EUA), descrevem os achados na edição desta sexta-feira da revista “Science”. Os sítios arqueológicos datam de cerca de 12.200 e 11.200 anos atrás e, na época, como o nível do mar estava mais baixo, as duas ilhas eram uma só.

“Todos os sítios estavam ocupados quando as ilhas era conectadas. Não ficavam na costa, e sim mais para o interior”, declarou um dos membros da equipe, Torben C. Rick.

“Eles mostram alguns padrões diferentes. Em San Miguel, tinham ferramentas notáveis, mas o material animal era principalmente de conchas. Em Santa Rosa, o sítio era dominado por restos de aves e alguns mamíferos marinhos”, afirma Rick.

Ou seja, a população local sabia explorar bem a variedade de recursos. Para chegar à antiga ilha, seria preciso enfrentar cerca de dez quilômetros de oceano. “Essas são algumas das evidências mais antigas de viagens e adaptações marítimas nas Américas”, declarou Erlandson.

Os pesquisadores ficaram particularmente impressionados com a elegância e delicadeza das pontas de projéteis, finos e com farpas, bem adaptados para caçar na água. Outros achados tinham a forma de crescentes, que, sugerem os arqueólogos, seriam boas armas para usar contra aves.

Leia ao texto integral na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Fonte: Folha

Referência:

1. Jon M. Erlandson, Torben C. Rick, Todd J. Braje, Molly Casperson, Brendan Culleton, Brian Fulfrost, Tracy Garcia, Daniel A. Guthrie, Nicholas Jew, Douglas J. Kennett, Madonna L. Moss, Leslie Reeder, Craig Skinner, Jack Watts, and Lauren Willis. “Paleoindian Seafaring, Maritime Technologies, and Coastal Foraging on California’s Channel Islands” (Science, 4 March 2011: 1181-1185 DOI: 10.1126/science.1201477)

2. “Island tool finds show early settlers’ diversity” (BBC, 4 March 2011)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: