Creation Science News


Genomas sequenciados estão contaminados por DNA humano
18/02/2011, 7:17 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Mais de 18% dos genomas que foram sequenciados até agora estão contaminados com DNA humano.

A pesquisadora Rachel O’Neill e colegas da Universidade de Connecticut (EUA) analisaram nada menos do que 2.749 genomas, entre bactérias, vírus, plantas e animais.

A equipe descobriu que 492 delas compartilhavam uma coisa em comum: tinham um bocado de AluY, um DNA que os seres humanos possuem –provavelmente dos funcionários que trabalham em laboratórios. [“Grifo Nosso”]

Somente os genomas da influenza não apresentaram o AluY, provavelmente porque são manipulados seguindo-se um protocolo mais rígido, por se tratar de uma doença infecciosa.

O’Neill diz que as regras de manuseio em laboratórios precisam ser mais firmes, principalmente em pesquisas que envolvam sequenciamento genético de pessoas e a probabilidade delas de desenvolverem uma doença.

“Você não vai querer ouvir que tem uma sequência que indica alto risco de vir a ter câncer quando, de fato, não tem”, lembra a pesquisadora.

Fonte: Folha

Referências:

1. Mark S. Longo, Michael J. O’Neill, Rachel J. O’Neill “Abundant Human DNA Contamination Identified in Non-Primate Genome Databases” (PLoS ONE, February 16, 2011, 6(2): e16410. doi:10.1371/journal.pone.0016410)

2.“Genome databases suffer from the human touch” (Nature, 16 February 2011 | Nature | doi:10.1038/news.2011.99)

3. “Human DNA contaminates a fifth of sequenced genomes” (New Scientist, 19 February 2011, Magazine issue 2800)

———————————————————

COMENTÁRIO NOSSO:

Será possível estarmos entrando em mais uma incerteza cientifica? Milhares de $$$$ foram injetados em pesquisas moleculares.  Essa descoberta vai resultar em muitos problemas, bem como mais $$$$ para rever todas as pesquisas feitas anteriormente. Imaginem quantas pesquisas foram realizadas e publicadas em meios científicos com dados, conclusões, diagnósticos, resultados e interpretações que hoje podem estar todas “erradas”.[?]

É lamentável! Mas a partir de agora começara a “desconfiança”, assim como passarão a ter mais “cautela” em cada pesquisa que for publicada.

No entanto, Richard Gibbs, diretor do  Human Genome Sequencing Center, Baylor College of Medicine, em uma artigo publicado no Jornal The New York Times, disse que a contaminação “ocorre muitas vezes”, disse também que a publicação na “Plos One” não é nenhuma novidade para ele. Afirma também desconhecer qualquer trabalho científico que tenha sido comprometido por essa contaminação. “often occurs”[…]”…PLoS One report did not add much new.“[…]“I don’t know of any good scientific work that has been compromised by cross-species contamination,” he said.

A pesquisadora Dr. O’Neill, disse que estava apenas alertando as pessoas para o problema e não pedindo para que os laboratórios fizessem algo diferente. Devido a contaminação que é muito extensa, que provavelmente se arrasta há uma década, não apenas recentemente, disse ela.

“Estou muito nervosa”, disse ela. Dizendo que sua pesquisa vai fazer algumas pessoas infelizes, e que muitas não vão dar atenção a ela (pesquisa). “I’m very nervous,” she said. “I’m nervous that this paper will make some people unhappy, and I’m also nervous that some people won’t pay attention to it.”

The peace of God


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: