Creation Science News


Paleontólogos encontram fóssil de dinossauro com apenas uma garra
29/01/2011, 5:05 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Vestígios de animal foram encontrados na Mongólia Interior, na China. Espécie teria o tamanho de um papagaio.

Ilustração mostra como seria o 'Linhenykus monodactylus'. (Crédito: Julius T. Csotonyi)

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um fóssil de um dinossauro com apenas uma garra perto da cidade de Linhe, na Mongólia Interior, região no norte da China. O achado foi divulgado nesta segunda-feira (24) na versão digital da publicação científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

Clique na imagem para ampliar

Os paleontólogos nomearam a espécie como Linhenykus monodactylus. O animal foi encontrado em rochas do Cretáceo tardio do país, formadas entre 85 milhões e 74 milhões de anos atrás. Com o tamanho de um papagaio, o organismo era carnívoro e pertence a um grupo conhecido como tetrápodes, vertebrados que usam quatro membros para locomoção.

Até a publicação da pesquisa, haviam sido desenterrados ossos da coluna vertebral, das patas dianteiras e da região pélvica do fóssil.

A maior parte dos tetrápodes possui três garras em cada membro. No caso de dinossauros similares ao Linhenykus, duas delas são normalmente encontradas retraídas, apenas como pequenos resquícios dos “dedos”.

O fóssil foi encontrado perto da cidade de Linhe, na Mongólia Interior, região no norte da China (Clique na imagem para ampliar)

Para um dos autores do estudo, o professor Michael Pittman, da College University de Londres, o exemplo da espécie descoberta na Mongólia Interior exemplifica como são complexas as modificações sofridas pelos tetrápodes no decorrer da evolução animal. A variedade vai desde cinco garras nos animais mais primitivos do grupo até duas, como no caso de tiranossauros.

O Linhenykus é a única espécie conhecida de dinossauro com apenas uma garra, que pode ter sido usada no passado para cavar a terra em busca de insetos.

Fonte: G1 –   Science Daily –  Daily Mail

Professor Michael Pittman fala sobre a descoberta. Veja o Video



Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: