Creation Science News


Unidade de produção de vinho de 6.100 anos é descoberta na Armênia
22/01/2011, 10:48 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Complexo vinícola é o mais antigo conhecido atualmente.
Descoberta foi divulgada na publicação ‘Journal of Archaeological Science’.

Objetos de produção vinícola foram descobertos no sítio em região montanhosa da Armênia. (Foto: Gregory Areshian / National Geographic / AP Photo)

Uma unidade completa de produção de vinho, de 6.100 anos de antiguidade, a mais antiga conhecida até então, foi descoberta numa caverna na Armênia, anunciou nesta terça-feira (11) uma equipe internacional de arqueólogos. Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vinícola remontavam a 5.000 anos.

“Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de um sistema de produção de 6.100 anos”, comemorou Gregory Areshian, responsável pelas escavações e vice-diretor do Instituto de Arqueologia Cotsen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Entre os objetos descobertos, estavam sementes de uva, restos de grãos prensados, ramos de videira atrofiados, uma prensa rudimentar, uma cuba em argila aparentemente usada para a fermentação, cacos de cerâmica impregnados de vinho, uma taça e uma caneca para bebê-lo.

A descoberta foi realizada no mesmo sítio de cavernas onde foi encontrado, em junho de 2010, um mocassim de couro perfeitamente preservado datando de 5.500 anos, o que fez dele o mais velho calçado conhecido no mundo.

As cavernas ficam numa espécie de canyon situado na província armênia de Vayotz Dzor, uma região na fronteira do Irã e da Turquia.

Análises químicas confirmaram a datação das instalações e de outros objetos, e a escavação foi financiada, em parte pela National Geographic Society, segundo o texto publicado na edição on-line do “Journal of Archaeological Science”. [Completa Em PDF]

Testes de radiocarbono efetuados por pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram a datação.

Fonte: G1 e The New York Times

———————————————-

COMENTÁRIO NOSSO:

Segundo a publicação do “Journal of Archaeological Science” as escavações arqueológicas no sudeste da Armênia revelou instalações e artefatos que datam de cerca de 4000 a.C.. Os cientistas verificaram a idade e função com datação por radiocarbono, que muitas das vezes não são precisas.

O conhecimento histórico daquela época se concentrava nas civilizações que se desenvolviam no Egito ou na Mesopotâmia. Mas o pesquisador acredita e defende que “existiam muitos centros únicos, especializados, de civilização no mundo antigo, que hoje só conseguimos olhar como um mosaico de populações.” disse Gregory Areshian.

Tudo isso me faz lembrar de Gênesis 9:20 e 21 quando “…começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.”… “bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.”

Lembrando que a Arca teria atracado no Monte Ararate, uma região bem próxima da vinícola descoberta.

Seria possível essa vinícola ter pertencido à Noé ou a algum de seus descendentes (Filhos ou netos)? – Não sabemos! Mas com certeza essa caverna tem muito que nos revelar ainda. Vamos aguardar as explorações que continuam no local.

The peace of God


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: