Creation Science News


Formação de vida na Terra pode ter sido influenciada por partículas vindas do espaço
22/01/2011, 7:08 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Segundo estudo da Nasa, aminoácidos presentes em meteoritos teriam sido a base dos primeiros organismos vivos

A origem da vida na Terra pode ter sido influenciada pela colisão de meteoritos com o planeta

[Texto em verde e entre colchetes: Comentado por Daniel F. Zordan]

A origem da vida na Terra pode ter sido influenciada por meteoritos que atingiram nosso planeta há bilhões de anos. É o que diz uma nova pesquisa da Nasa, publicada nesta segunda-feira, na revista americana Meteoritics and Planetary Science.

Para entender a pesquisa, é bom recapitular como tudo começou.  As primeiras formas da vida no planeta Terra surgiram há mais de 3,5 bilhões de anos. [Segundo a teoria e cronologia “Evolucionista”!] Eram seres unicelulares, extremamente simples, surgidos do que os cientistas chamam de “sopa primordial”. Até hoje, a forma como essa mistura reagiu a ponto de criar aminoácidos que mais tarde dariam origem à vida continua sendo um mistério, apesar das inúmeras hipóteses a respeito. [Esse mito da vida ter surgido a partir  de uma sopa primordial já foi contestada por varias vezes. Em fevereiro de 2010 a teoria da “sopa primordial” foi virada de cabeça para baixo por um artigo pioneiro publicado no BioEssays [2] [3] que afirmava que foi a energia química da Terra, procedente dos respiradouros hidrotermais oceânicos, que deu o primeiro impulso para a vida.]

Demonstração de aminoácidos "destros" e "canhotos"

Os aminoácidos que resultaram dessa sopa são a base da vida no planeta até hoje. São eles que formam as proteínas, moléculas que participam de todas as tarefas dentro das células, como a produção de energia. Por algum motivo, também desconhecido, todos os aminoácidos que formam a vida na Terra são “canhotos”, como peças de lego que só pudessem ser encaixadas seguindo uma orientação. Quando produzidos em laboratório, porém, aparecem tanto aminoácidos canhotos como destros, na proporção de 50%. [Será obra do “Acaso”? Não! Isso é impressão digital de uma mente inteligente!]

O problema é que os destros, embora quimicamente idênticos aos canhotos, são como um veneno para a vida. Como o maquinário da vida só trabalha com “peças” canhotas, uma peça destra causaria uma deformação na base fundamental dos seres vivos. Nos anos 50, ficou tristemente célebre um remédio chamado talidomida, em cuja composição existiam aminoácidos destros. Grávidas que tomaram o medicamento para combater enjoos tiveram bebês com má-formação – nasciam sem partes dos braços e das pernas.

Mas é plausível que em algum sistema de planetas distante os aminoácidos destros sejam a base fundamental da vida, uma vez que a composição química de ambos são idênticas. Nesse caso, seriam os canhotos os vilões. Ou seja, de alguma forma, a natureza “escolheu” os aminoácidos canhotos como base da vida na Terra. [Grandiosa a fé desses homens! É plausível crer que em algum lugar no universo possa existir vida composta por aminoácidos destros. Do mesmo modo é plausível crer que o “Acaso” escolheu os aminoácidos canhotos como base da vida na Terra. Do que podemos chamar essas alegações, “achismos” ou “chutômetros”?]

 

Foto de um meteorito rico em carbono analisados no estudo. (Credit: Antarctic Meteorite Laboratory/NASA Johnson Space Center)

Fora do planeta — Segundo o estudo dos cientistas da Nasa, essa escolha pode não ter acontecido em nosso planeta. A equipe liderada pelo exobiólogo Daniel Glavin examinou aminoácidos em pedaços de meteoritos e descobriram mais aminoácidos canhotos do que destros.

Nos pedaços de meteorito onde a concentração de canhotos era maior, havia indícios de alteração química da estrutura rochosa por meio de água quente. “Isso indica que algum processo envolvendo água líquida favorece a criação de aminoácidos canhotos”, diz Glavin.

Contudo, a água apenas aumentou a proporção de canhotos, que já era inicialmente maior. Os pesquisadores especulam que alguma fator na formação dos sistemas planetários, como a radiação das estrelas e buracos negros, deu vantagem aos canhotos. “Algo deve ter ocorrido quando o sistema solar ainda era um aglomerado de gás que favoreceu os aminoácidos canhotos. Isso pode ter sido causado pela radiação”, afirma. [Eu tenho um palpite “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11 : 3)]

É possível então que esses meteoritos carregados de aminoácidos canhotos tenham sido decisivos durante o processo que deu origem à vida na Terra. Como sua concentração pode ter sido maior, e a convivência com destros desastrosa, os aminoácidos canhotos foram favorecidos como base para vida.

Fonte: Veja

Outras referências: PNAS, Nasa



Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: