Creation Science News


Abelhas fazem cálculos complexos para determinar rota mais curta de voo
29/10/2010, 10:30 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Como computadores, abelhas processam rota de voo com menor distância e de menor gasto de energia

Abelhas podem solucionar problemas matemáticos complexos, superando até a capacidade de computadores para cálculos.

Esse é o cerne de um estudo desenvolvido por cientistas do departamento de ciências biológicas, a Royal Holloway, da Universidade de Londres, no Reino Unido.

Os insetos aprendem a pegar a rota mais curta para chegar até as flores que costumam ser encontradas aleatoriamente pelo caminho. Ou seja, a que economiza tempo e poupa gasto de energia, um dos princípios da questão matemática conhecida como “problema do caixeiro-viajante” (“traveling salesman problem”, em inglês).

“Apesar de seu pequeno cérebro, elas são capazes de façanhas extraordinárias”, comenta Nigel Raine, que participou da pesquisa.

A conclusão foi possível com a ajuda de um computador que controlou flores artificiais para identificar o comportamento das abelhas.

A ideia era mostrar se os insetos seguiam uma rota comum conforme encontravam as flores ou se procuraram instintivamente a mais curta. Depois de explorar o região florida, elas rapidamente tendem a voar pela rota mais curta.

Os dados do estudo serão publicados no jornal “The American Naturalist” ainda nesta semana.

Fonte: Folha

———————————————————————————

CONCLUSÃO:

Os Pesquisadores afirmam ter descoberto que as abelhas são capazes de resolver complexos problemas matemáticos que computadores podem levar dias calculando.

Segundo o professor Lars Chittka, as abelhas precisam fazer isso constantemente, ou seja, sempre calcular a menor distância entre flores para otimizar sua busca por néctar, encontrando seu caminho de volta para a colmeia. “Isso não é nada trivial, principalmente se você tem o cérebro do tamanho da cabeça de um alfinete”, comenta o pesquisador. Chittka destaca que para resolver o mesmo tipo de problema, computadores podem levar dias.

Os cientistas esperam que o entendimento de como um cérebro tão pequeno consegue realizar cálculos tão complexos possa ajudar no desenvolvimento de redes e sistemas de comunicação mais modernos e eficientes, sem que sejam necessários supercomputadores.

O site PopSci lembra ainda que as abelhas possuem outras capacidades muito interessantes, como o reconhecimento de rostos humanos e o monitoramento da qualidade do ar.

Uma pergunta me vem à cabeça – Será que toda essa complexidade é obra do “ACASO” ou de um “DESIGN INTELIGENTE”?

Há somente uma resposta para tal complexidade:

“No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gênesis 1:1)

Deus criou todas as coisas, sendo o homem o ápice de sua criação (Gênesis 1:26-27). Todo vasto universo, bem como toda complexidade existente, são  princípios da revelação de Deus aos homens.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Salmo 19:1)

Mediante há tantas e claras evidências de que o universo possui um CRIADOR,  o apostolo Paulo chegou a considerar indesculpáveis os homens que rejeitam a existência e a soberania de Deus:

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20).

Todas as provas existentes na natureza afirmam que existe um Deus criador de todas as coisas.

The peace of God


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: