Creation Science News


Declarações polêmicas: “Ciência vai ganhar da religião”, afirma Stephen Hawking
22/10/2010, 8:09 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

por Ki Heussner Mae, do portal da rede de notícias norte-americana ABC

.
[Texto em verde e entre colchetes: Comentado por Daniel F. Zordan]

Stephen Hawking

O célebre físico Stephen Hawking (foto)sabe mais sobre o universo do que quase qualquer outra pessoa que já andou pelo planeta, mas algumas respostas ainda escapam até mesmo dele.

Quando perguntado por  Diane Sawyer, do canal ABC News, sobre o maior mistério que gostaria de resolver, ele disse: “Eu quero saber por que o universo existe, por que há algo maior do que o nada”. [Hawking necessita de abrir a mente para entender, “por que há algo maior do que o nada” (que não é o acaso!) – “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”  (II Coríntios 4 : 4)]

Hawking, que foi homenageado na semana passada no World Science Festival, emNova York, é famoso por sondar as questões mais profundas do cosmo.

Até ter deixado o cargo no ano passado, ele ocupava a cátedra Professor Lucasian de Matemática da Universidade de Cambridge, uma posição ocupada anteriormente por Sir Isaac Newton, o “pai da física”. [As comparações param por ai. Diferente de Hawking, Newton afirmava que A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.”…” A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.” Isaac Newton. Suas descobertas e estudos são vastos, mas Newton é sempre lembrado pela lei da gravitação universal. Newton chegou a fazer algumas previsões com bases científicas e bíblicas. Em um manuscrito que ele escreveu em 1704, acreditava que o mundo não terminaria antes de 2060. Físico e matemático reconhecido, Newton também foi astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Tanto Hawking como Einstein, está longe de aproximar-se de Newton. Seria por causa da descrença em Deus? (Newton conseguiria responderia esta pergunta tranquilamente)]

Durante os 30 anos de Hawking nesse posto, ele deu a seus colegas novas formas de olhar para o universo. Mas ele também deu ao público, por meio de seus muitos livros e aparições ocasionais, uma forma de se conectar com o mundo geralmente obscuro da física teórica.

“Stephen teve um tremendo impacto em nossa compreensão do universo, particularmente do espaço e do tempo distorcidos no universo, dos buracos negros, da origem do universo”, disse o físico Kip Thorn no evento do World Science Festival que homenageava Hawking, na semana passada. [É evidente que Hawking teve um grande papel na historia da ciência, e disso ninguém duvida. Mas Hawking não é autoridade para afirmar nada sobre a “existência ou não existência” de Deus. Deus não pode ser provado (Visualmente), muito menos desmentido.]

O livro mais conhecido de Hawking, “Uma Breve História do Tempo”, vendeu mais de nove milhões de cópias e é um best-seller internacional. Ele também fez aparições breves em produtos da cultura pop, como “Os Simpsons” e “Star Trek”.

Mas explorar as origens do tempo inevitavelmente leva a questões sobre as origens últimas de tudo e o que, se há alguma coisa, está por trás de tudo isso.

“O que poderia definir Deus [é pensar em Deus] como a encarnação das leis da natureza. Entretanto, não é isso o que a maioria das pessoas pensaria sobre Deus”, disse Hawking para Sawyer. “Eles fizeram um ser parecido ao ser humano, com quem se pode ter um relacionamento pessoal. Quando você olha para a vastidão do universo e para como uma vida humana acidental é insignificante em si mesma, isso parece muito impossível”.[O que uma coisa tem que ver com a outra? – O fato do universo ser imenso, não significa que ele ira durar eternamente. Qualquer cientista sabe que o universo esta caminhando para o fim (morte). Ao contrario dos pensamentos de Hawking, uma única vida tem muito mais valor para DEUS, do que toda vastidão do universo. Uma única vida é muito mais complexa do que o próprio universo. Deus é espírito: ele não é material como a sua criação, e não será encontrado através de meios materiais. A verdadeira busca de Deus será uma busca espiritual (João 4:23-24; Atos 17:24-25, 29).]

Quando Sawyer perguntou se havia uma forma de conciliar a religião e a ciência, Hawking disse: “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque funciona”.[Hawking parece estar querendo ganhar no grito. Quem disse que religião não se baseia na observação e na razão?. Todos nós possuímos inteligência e olhos. Temos livre arbítrio que nos dá total liberdade para crer, aceitar, tomar decisões, julgar, apenas através da observação e na razão. Se razão é conjunto de observação + testável, como Hawking pode afirmar que o universo surgiu através de um Big Bang?. Big Bang não foi, não pode ser observado, muito menos provado!, aceitar a teoria do Big Bang é somente através da FÉ, com base nas poucos evidências existentes.

Em entrevista ao jornal Estadão, o matemático John Lennox foi questionado pelo jornalista;

É justo que um materialista, como o senhor diz, exija provas de que Deus existe para acreditar nele?”

Lennox respondeu: Sem dúvida, desde que você me explique o que quer dizer por “provas”. Eu trabalho numa área – a matemática – em que “prova” tem um significado muito específico. É claro que eu não posso provar matematicamente que Deus existe. Mas eu posso dar evidências e fazer uma argumentação com base na ciência e em outras disciplinas. Assim como não posso provar que minha mulher me ama, mas tenho muitas evidências disso. Richard Dawkins diz que ter fé é acreditar em algo sobre o qual não há provas. Mas isso é a definição dele. Isso é fé cega. Eu sou um cristão, e a fé cristã é o oposto da cegueira. Ela é baseada em evidências, como a ressurreição de Cristo, sobre a qual há evidências históricas, diretas e indiretas. Leia mais…

Fonte: ABC News



Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: