Creation Science News


Neandertais tinham um profundo sentimento de compaixão, diz estudo
07/10/2010, 3:56 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Arqueologistas da Universidade de York desmentiram a reputação primitiva dos Neandertais ao descobrir provas de que, na realidade, eles nutriam um profundo sentimento de compaixão. O estudo foi publicado na revista “Time and Mind”.

Através de evidências arqueológicas, os pesquisadores examinaram primeiro o modo como as emoções emergiram em nossos antepassados seis milhões de anos atrás, quando o ancestral comum dos homens e dos chipanzés vivenciou o despertar dos primeiros sentimentos. Eram eles empatia em relação a outros animais e motivação para ajudá-los, ilustrados por gestos como, por exemplo, mover um galho para que passassem.

Depois, cerca de 1,8 milhões de anos atrás, o Homo erectus integrou o sentimento de compaixão com o pensamento racional através de ações como cuidar dos doentes e dedicar atenção especial aos mortos, demonstrando luto e desejo de suavizar o sofrimento alheio.

Entre 500 mil e 40 mil anos atrás, o sentimento evoluiu e os primeiros seres humanos, como o Homo heidelbergensis e o Neandertal, já demonstravam compromisso com o bem-estar dos outros, o que pode ser comprovado através de uma adolescência longa e a dependência em caçar juntos.

Algumas evidências que reforçam a tese são os restos de uma criança com anormalidade cerebral que não foi abandonada e viveu até os 5 ou 6 anos de idade, e de um indivíduo com um braço atrofiado, pés deformados e cegueira em um olho que viveu por 20 anos.

De 120 mil anos atrás pra cá, a compaixão dos seres humanos foi estendida para estranhos, animais, objetos e conceitos abstratos, segundo a pesquisa.

 

Fonte: Science News Daily e    Telegraph

 

Como todos nós ja sabemos, os Neandertais são tão humanos quanto nós. Veja AQUI e AQUI

 


 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: