Creation Science News


2012 – Uma verificação da realidade científica
18/09/2010, 2:17 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Cientista da NASA e coordenador do programa NEO, explica o que não vai acontecer em 2012.

Don Yeomans é cientista sênior na NASA

Don Yeomans, cientista e pesquisador sênior da NASA, responsável pelo programa de busca de asteróides potencialmente perigosos “Near Earth Object” (NEO) publicou um artigo falando a respeito das verdades científicas sobre os alegados eventos de 2012.

——————————————————————–

Aparentemente há uma grande dose de interesse das pessoas em objetos celestiais, suas localizações e trajetórias ao final do ano de 2012 Eu pessoalmente adoro um bom livro ou um filme, tanto como você. Mas é importante ressaltar que o que estamos vendo no ciberespaço, na TV e nos cinemas sobre 2012 não é baseado em ciência. Existe até um falso website com ‘notícias da NASA’ na rede…

Nibiru, um objeto de grande porte em direção da Terra, simplesmente não existe! Não existe nenhuma evidência confirmada – seja por telescópio ou por outros meios – que suporta a existência de tal objeto Nibiru. Também não há nenhuma evidência de quaisquer efeitos gravitacionais em quaisquer dos outros objetos (planetas, luas, asteróides, cometas, etc…) do sistema solar.

Eu pessoalmente até gosto do nome “Nibiru”. Se eu for comprar um peixinho dourado para por em meu aquário (e farei isto em algum momento no inicio de 2013), “Nibiru” certamente estará na minha lista de nomes a dar ao peixinho.

O calendário Maia não termina em Dezembro de 2012. Assim como o calendário que nós temos na parede de nossas cozinhas e que não cessa no dia 31 de dezembro, o calendário Maia também não termina em 21 de dezembro de 2012. A data coincide simplesmente com o fim do período de “contagem – longa” dos Maias, mas depois (da mesma forma que nossos calendários se reiniciam no dia 01 de janeiro) um novo período de “contagem – longa” irá se iniciar para o calendário Maia.

Não há previsões de eventos astronômicos catastróficos em 2012. O Sol possui uma atividade cíclica com um período aproximado de 11 anos e a ocorrência do ciclo de máximo solar está prevista para ocorrer iniciando no período de 2010 a 2012. Entretanto, rotineiramente, a Terra pode enfrentar alguns períodos de intensa atividade solar, por eras, sem sofrer efeitos catastróficos.

Em 16 de dezembro de 1992, 8 dias após um flyby pela Terra no seu caminho com destino a Júpiter, a espaçonave Galileu voltou suas câmeras para a Terra a uma distância de 6,2 milhões de quilômetros e capturou esta fantástica visão da Lua em órbita da Terra. Crédito: NASA/JPL

O campo magnético terrestre, que desvia as partículas iônicas carregadas emitidas pelo Sol de fato pode sofrer reversões em seus pólos a cada 400.000, mas não existe qualquer evidência que uma reversão, que toma milhares de anos para se concretizar irá iniciar-se em 2012. Mesmo que um processo de reversão de milhares de anos estivesse hipoteticamente para ocorrer (não está!), tal jamais iria afetar a rotação da Terra nem tampouco a direção do eixo de rotação terrestre. Só mesmo o Super-Homem conseguiria fazer isso.

Os únicos empurrões gravitacionais que a Terra experimenta são provocados apenas pela Lua e pelo Sol. Não há alinhamentos planetários previstos para as próximas décadas. A Terra não irá cruzar o plano do disco da galáxia em 2012 e mesmo se tais alinhamentos porventura ocorressem, os efeitos na Terra seriam absolutamente desprezíveis. No mês de dezembro, em todos os anos, a Terra e o Sol se alinham de forma aproximada do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. O ‘alinhamento galáctico’ é um evento comum que ocorre todos os anos, que não trás nenhum impacto em nosso planeta.

As previsões sobre o fim do mundo ou mudanças dramáticas a ocorrer em 21 de dezembro de 2012 são todas falsas. Falsas ou incorretas previsões de fim do mundo já foram antevistas diversas vezes nos últimos séculos na história humana. Os leitores devem ter sempre em mente, como disse Carl Sagan, que “alegações extraordinárias sempre necessitam de evidências extraordinárias” para suportá-las.

Para quaisquer alegações de desastres ou mudanças dramáticas por vir em 2012, à responsabilidade de provar pertencem às pessoas que fazem estas suposições.

Onde está a ciência por trás das alegações? Onde estão as evidências comprobatórias? Não existem explicações plausíveis. Trata-se de anúncios histéricos, irracionais, persistentes e até lucrativos, pois acarretam a venda de livros, filmes, documentários, bugigangas ou até mesmo propaganda comercial através da Internet. Estas falsas alegações não podem mudar os fatos reais: não existe nenhuma evidência confiável para quaisquer das supostas previsões de eventos incomuns a ocorrer em Dezembro de 2012.

Para mais informações sobre as tolices acerca de Dezembro de 2012 veja: 

FONTE:  NASA    e     Jet Propulsion Laboratory – NASA    

——————————————————————-    

Veja entrevista com Don Yeomans    

    

.    

.    

David Morrison, astrobiólogo da NASA,também fala sobre o assunto (2012)    

    

.    

.    

Por Alexandre Cherman – Astrônomo da Fundação Planetário do RJ, falou para o fantástico sobre o tema 2012.    

  

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: